Se mesmo depois de conhecer todos os problemas que acarretam a ilegalidade do jogo do bicho, você quiser jogar, é bom conhecer um pouco mais sobre o jogo. Vamos lá!
São 25 bichos, divididos em quatro dezenas, conforme a tabela ao lado. ->
Para jogar no Jogo do Bicho, você primeiro precisa saber onde fazer o jogo. Se ainda não sabe, não nos pergunte porque também não sabemos. Você pode procurar pelos “botecos” na vizinhança. Se lá não faz o jogo, basta se informar porque com certeza o dono do bar sabe onde faz.
Sabendo isso basta ter um palpite e um dinheiro qualquer. Você pode jogar qualquer valor, R$ 1,00 está de bom tamanho.
Já o palpite é coisa pessoal e vai de cada um. Seu palpite pode vir de um sonho, placa do carro, qualquer número que você ache que pode dar. Quando sonhamos com números, usamos os próprios números para fazer as apostas no milhar, centena, dezena, ou mesmo nos grupos. Os sonhos nem sempre são claros, muitas vezes é preciso analisá-los.
Sabendo onde jogar, com algum dinheiro e o palpite, vamos para as apostas.
Usaremos como exemplo o milhar 1523 (Cabra). É preciso dizer ao anotador em que sorteio você está apostando (PT-14 h, PTN/Federal-18 h ou Corujinha-21 h), e depois é só conferir aqui a lista dos 5 prêmios sorteados e checar se ganhou.
Quando dizemos que paga 4000:1, significa que você ganha 4000 vezes o valor apostado, ou seja, R$ 4.000,00 para cada R$ 1,00 que você apostou. Os valores dos prêmios variam conforme a sua localidade, aqui usamos apenas como exemplo. É só perguntar quando for fazer o jogo.
Modos de apostas
Milhar Seca (na cabeça)
Ganha somente se sair 1523 no 1º prêmio. Paga-se normalmente 4000:1.
Milhar do 1º ao 5º
Nessa aposta, ganha se 1523 estiver em qualquer lugar entre os 5 prêmios. O dinheiro da aposta é dividido entre os 5 prêmios, por exemplo, se você apostou 5 reais, corresponde a 1 real em cada prêmio. Paga normalmente 800:1.
Centena Seca (na cabeça)Ganha em caso de a centena que você jogou (523, do nosso exemplo) sair no primeiro prêmio. Também é possível cercar nos 5 prêmios (do 1º ao 5º), como na aposta da milhar. Paga-se normalmente 500:1.
Terno Seco (na cabeça)
Aposta feita em 3 bichos. Ganha quando acerta os 3 primeiro bichos, do 1º ao 3º, não importando a ordem. Você tem que acertar os 3 primeiro bichos do resultado. Paga-se normalmente 1000:1
PV (passe vai)
Aposta se em 2 bichos (ex: 6 e 8). Ganha-se quando o “6” vier em 1º e o “8” em qualquer lugar entre os demais sorteados, ou seja, o 1º no 1º e o outro em qualquer lugar. Paga-se normalmente 80:1
PVV (passe vai-vem)
Similar ao PV, aposta-se em 2 bichos e ganha quando qualquer um deles vem no 1º prêmio e o outro entre os demais, ou seja, qualquer um no 1º prêmio e o outro em qualquer outro lugar entre os 5. Paga-se normalmente 40:1
Dezena
Aposta feita na dezena (85), pode ser na cabeça (somente no 1º prêmio) ou do 1º ao 5º. Paga-se normalmente 80:1
Duque de dezenas
Escolhem-se duas dezenas, 15 e 23, e a aposta é ganha se as duas dezenas saem entre os 5 prêmios sorteados no dia. Paga-se normalmente 200:1.
Terno de dezenas
Escolhe-se 3 dezenas (19, 56 e 23, por exemplo). Esta aposta é ganha quando as três dezenas saem entre os 5 prêmios. Paga-se normalmente 3000:1.
Grupo
Aposta mais simples. Joga-se no animal escolhido, em nosso caso a Cabra (6, correspondente ao milhar 1523). Ganha se saírem as dezenas 21, 22, 23 ou 24. Pode ser cercado do 1º ao 5º prêmios. Paga-se normalmente 15:1.
Duque de grupo
Joga-se em dois grupos juntos, por exemplo Tigre (22) e Coelho (10). Você está concorrendo com 8 dezenas. Esta aposta só é ganha quando entre os prêmios sorteados estão uma das dezenas do Tigre (85, 86, 87 e 88) e uma das dezenas do Coelho (37, 38, 39 e 40), ou seja, acertar 2 dos 5 grupos. Paga-se normalmente 15:1.
Terno de grupo
Similar ao duque de grupo, mas aposta-se em 3 grupos e ganha quando acerta 3 dos 5 grupos.
Paga-se normalmente 100:1.
Esses são alguns dos muitos tipos de apostas possíveis. É possível ainda fazer combinações e inversões com as dezenas, centenas e milhares.